quarta-feira, 23 de julho de 2014


FESTAS


FESTA DA UVA DE VINHEDO
A Festa da Uva começou antes mesmo da emancipação do município, quando os agricultores se reuniam para celebrar a colheita ao som de música e alegria.
Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam com a comunidade o fruto de seu trabalho.


Hoje, a Festa da Uva é o maior evento turístico – cultural da cidade. Ela é realizada no Parque Municipal Jayme Ferragut e abriga milhares de pessoas que a prestigiam.
A festa conta com diversas atrações musicais, desfile de cavalos e passeios de moto.
Na culinária da festa, são montadas grandes praças de alimentação onde é se encontraram churrascarias, self-service, massas, espetinhos, etc. Além de espaços como lanchonetes, sorveterias, venda de sucos e doces em geral.
Outra característica é a Exposição, Leilão e Vendas de Frutas, na qual são a maioria uvas de diversos tipos.




















   

OKTOBERFEST DE BLUMENAU
A Oktoberfest de Blumenau, que em apenas uma década se tornou uma das festas mais populares do Brasil, foi inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique.




A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou então a ser realizado em dois pavilhões. O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição, e tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Sebastião da Cruz - o Galegão - para abrigar os turistas vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região Sudeste, e também de países vizinhos. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro, mas, para quem não sabe, a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul.
O Oktoberfest é a maior festa alemã na Ámerica do Sul e muito famosa pela culinária típica. Conheça abaixo os pratos típicos da cozinha alemã que podemos encontrar na Oktoberfest:

Batata recheada gratinada com queijo;
Bretzel (tipo de rosca de farinha)
Costela Defumada (Kassler) com purê de batata;
Einsbein (joelho de porco) com chucrute,
Escalope Vitela (Wiener Schnitzel) com batata frita;
Frango á Oktoberfest com batata e farofa;
Frios Típicos como salsichas defumadas, queijos coloniais, etc;
Hackepeter com pão preto e mostarda;
Marreco recheado com repolho roxo e purê de maçã;
Picanha ou Medalhão ao molho de chope;
Salsichas típicas com purê de batata,
e o famoso Apfelstrudel (Doce de maçã).

Apfelstrudel:








Bretzel:













Einsbein:
















Fotos e textos retirados de: 
www.oktoberfestblumenau.com.br
www.festadauva.com.br
pt.wikipedia.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário