quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Região Sul do Brasil é a menor das regiões do país e é a única região do Brasil que se localiza fora da zona tropical, com as estações do ano variando nitidamente.
A Região Sul, propriamente dita, é um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica. A região Sul apresenta índices sociais muito acima da média brasileira em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil, 0,831,16 e o terceiro maior PIB per capita do país. A região é também a mais alfabetizada, 95,2% da população, e a com menor incidência de pobreza. Sua história é marcada pela grande imigração europeia.

A região é composta por 3 estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
E suas principais cidades são:

Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Maringá, Joinville, Caxias do Sul, Ponta Grossa Canoas, Pelotas e Santa Cruz do Sul, cidade na qual se encontra a Catedral Gótica de Santa Cruz do Sul, um dos pontos turísticos mais procurados no estado do Rio Grande do Sul:
























Outros pontos famosos são:

Balneário de Camboriú (Santa Catarina)

























Museu Oscar Niemeyer (Curitiba - Paraná)














Além deste, Paraná também é conhecido por seus outros 6 museus, além de dois memoriais.

Lago Negro (Gramado - Rio Grande do Sul)



Venerão Gaúcho: Assim como a vanera e a vanerinha, nasceu de origem alemã e se desenvolveu no Rio Grande Do Sul, tornando-se um dos ritmos mais populares da região.
CULINÁRIA

Na culinária a região Sul é muito conhecida pelo churrasco, peixes e seu famoso Chimarrão. Veremos então a culinária de cada estado:

PARANÁ:
Paraná, principalmente nas cidades litorâneas de Antonina, Morretes, Paranaguá, Guaraqueçaba e Guaratuba é preparado o barreado há cerca de 200 anos. O barreado consiste num caldo de carne, toucinho e temperos. O nome vem do fato de "barrear" a panela, ou seja, fechá-la com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, para conter o vapor durante o cozimento. No interior os peixes de água doce, como dourados, lambaris, pescadas e traíras são muito apreciados. Na região sul do estado, é tradicional o "carneiro no buraco", um cozido de carneiro com legumes e frutas é preparado num buraco na terra, com cerca de um metro e meio de profundidade onde se queima uma quantidade de lenha e se coloca um tacho de ferro com os ingredientes. Então tampa-se o buraco com tábuas e folhas de bananeira e o preparo dura mais de 5 horas. Arroz, almeirão e pirão completam o prato.

SANTA CATARINA:
Em Santa Catarina é grande o consumo de peixes e frutos do mar, por conta do litoral de grande extensão. Peixes como o linguado, badejo, tainha, garoupa, namorado, cação, robalo e anchova e frutos do mar, como camarão, lagosta, marisco, ostra, lula e lagostim são constantes na alimentação da faixa litorânea catarinense. No interior, destacam-se os pratos típicos alemães e a grande produção de embutidos, como linguiças, salames e copas no oeste do estado. Na região de Blumenau existem diversas microcervejarias.

RIO GRANDE DO SUL:
No Rio Grande do Sul, grande produtor de carne bovina, o destaque é o churrasco. O arroz de carreteiro, que é feito com charque (carne de origem bovina, salgada e seca), era preparado durante as caravanas levando gado para o resto do país há mais de dois séculos. O quibebe (pirão de abóbora), puchero (sopa de vegetais e carne bovina), rabada (preparado de rabo de boi, temperos verdes, tomates, pimentões, vinagre e limão). Os imigrantes italianos, principalmente na serra acrescentaram o galeto, a polenta, vinho, laticínios e pães à culinária sul-rio-grandense.

Outro ponto forte da região Sul e muito popular é o Chimarrão, montado com erva mate moída e água morna. É servido em uma cuia feita do fruto de cuieira junto ao talher Bomba, um canudo feito de prata. A bebida é encorpada e de gosto amargo.



FESTAS


FESTA DA UVA DE VINHEDO
A Festa da Uva começou antes mesmo da emancipação do município, quando os agricultores se reuniam para celebrar a colheita ao som de música e alegria.
Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam com a comunidade o fruto de seu trabalho.


Hoje, a Festa da Uva é o maior evento turístico – cultural da cidade. Ela é realizada no Parque Municipal Jayme Ferragut e abriga milhares de pessoas que a prestigiam.
A festa conta com diversas atrações musicais, desfile de cavalos e passeios de moto.
Na culinária da festa, são montadas grandes praças de alimentação onde é se encontraram churrascarias, self-service, massas, espetinhos, etc. Além de espaços como lanchonetes, sorveterias, venda de sucos e doces em geral.
Outra característica é a Exposição, Leilão e Vendas de Frutas, na qual são a maioria uvas de diversos tipos.




















   

OKTOBERFEST DE BLUMENAU
A Oktoberfest de Blumenau, que em apenas uma década se tornou uma das festas mais populares do Brasil, foi inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique.




A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou então a ser realizado em dois pavilhões. O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição, e tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Sebastião da Cruz - o Galegão - para abrigar os turistas vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região Sudeste, e também de países vizinhos. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro, mas, para quem não sabe, a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul.
O Oktoberfest é a maior festa alemã na Ámerica do Sul e muito famosa pela culinária típica. Conheça abaixo os pratos típicos da cozinha alemã que podemos encontrar na Oktoberfest:

Batata recheada gratinada com queijo;
Bretzel (tipo de rosca de farinha)
Costela Defumada (Kassler) com purê de batata;
Einsbein (joelho de porco) com chucrute,
Escalope Vitela (Wiener Schnitzel) com batata frita;
Frango á Oktoberfest com batata e farofa;
Frios Típicos como salsichas defumadas, queijos coloniais, etc;
Hackepeter com pão preto e mostarda;
Marreco recheado com repolho roxo e purê de maçã;
Picanha ou Medalhão ao molho de chope;
Salsichas típicas com purê de batata,
e o famoso Apfelstrudel (Doce de maçã).

Apfelstrudel:








Bretzel:













Einsbein:
















Fotos e textos retirados de: 
www.oktoberfestblumenau.com.br
www.festadauva.com.br
pt.wikipedia.org